Começo de ano geralmente traz muitos gastos, IPVA de carro, aumento de combustível ou estacionamento, as contas apertam e aí vem sempre aquela dúvida: “Preciso trocar o pneu do meu carro, mas não tenho dinheiro de uma tacada só. Devo investir num remold?”
Além disso, imprevistos podem acontecer e mesmo que não seja hora de trocar os pneus de fato pode ser que um ou outro sofra algum problema e você tenha que comprar um pneu de última hora, o que pode tornar a ideia ainda mais tentadora.
Outras pessoas preferem colocar os pneus remold somente nas rodas traseiras.
Mas será que vale mesmo a pena?
Confira as dicas que a gente traz abaixo.
O que é pneu remold? Ele dura igual?
O primeiro mito que se tem que esclarecer é que pneu remold dura a mesma coisa. Pode até ser que a experiência de alguns consumidores tenha sido pontualmente positiva com algum pneu remold, mas inevitavelmente ele vai durar menos, mesmo que dure razoavelmente.
Isso porque o pneu remold já teve “uma história de vida”. O que acontece, geralmente, é que no momento da troca de pneus, outro consumidor/veículo optou por trocar sem que o pneu tivesse tido todo o desgaste ou então algum dano específico, sendo reaproveitado por um preço inferior.
Por isso outra coisa que costuma acontecer é as pessoas confundirem isso com um pneu recauchutado. Não é a mesma coisa, mas ambos foram reaproveitados.
Ao passarem por algum tipo de remoldagem, conserto ou restauração ou mesmo não terem ainda chegado à marca TWI (que indica que é hora de trocar), tendo ainda algum “sulco” preservado para escoamento da água na borracha e aderência, podem rodar por mais um tempo.
Em média, aponta-se que durem até 50% menos que pneus novos.
Pneus reaproveitados têm que obedecer a regras
Justamente pelo fato de o pneu remold ter uma vida pregressa, geralmente desconhecida do novo consumidor, passou a ser regra que os pneus agora tenham uma identificação de que tipo de serviço foi feito em seu reaproveitamento, quando é o caso.
Por isso, é sempre importante ficar atento a situações que não estejam regulares e que, portanto, podem colocar a origem em dúvida e a segurança e confiança também.
Mas de modo geral pode valer muito a pena investir em pneus novos, que vêm com a garantia de desempenho e de que as condições são as ideais.
Afinal, é preciso ter muito cuidado para não cair em ciladas ou acabar gastando até mais do que você pensava pelas sucessivas trocas.
Embora as experiências variem, colocar um pneu remold hoje no carro por metade do preço pode significar um risco de que dentro de pouco tempo você terá de trocar novamente.
Nem tudo é só uma questão de custos
Por fim, vale lembrar que optar ou não por utilizar um pneu remold não pode ser apenas uma questão de avaliar custos.
Existem outros fatores envolvidos, como a própria segurança.
Algumas pessoas, por exemplo, notam que o carro pode ter uma diferença de estabilidade ou vibrar quando estão utilizando pneus remold. O importante também é que eles estejam bem instalados; então é importante que você observe o “comportamento” do carro.
Em outras palavras, isso também não pode afetar o balanceamento do veículo, colocando em risco outros componentes ou a sua própria segurança.
O aconselhável é que você analise bem o custo x benefício e sempre que possível procure por pneus com garantia de origem.
Uma boa alternativa é procurar sempre por promoções que te ajudem a equilibrar o fator orçamento sem abrir mão da qualidade em suas escolhas.
E então, precisa de ajuda para comprar e instalar seu pneu?
Coloque qualidade no seu carro! Conte com sua oficina de confiança: conte com a Sim Pneus!
Deixe uma comentário