Os amortecedores são importantes peças e é preciso mantê-los em pleno funcionamento. São eles que auxiliam na estabilidade do carro e na redução de impactos durante os trajetos percorridos.
Mas, como toda peça sujeita a desgastes, em algumas situações precisam ser trocados.
Veja a seguir nossas dicas sobre eles e sobre esse momento.
Para que serve o amortecedor?
O amortecedor do veículo controla oscilações da suspensão e amortece impactos. Assim, promove conforto e também ajuda a ter maior controle na dirigibilidade, o que evita acidentes.
Já muito conhecido de alguns, é uma peça que se parece com um “pistão” e serve para controlar oscilações da mola, um componente que, por sua vez, faz parte do sistema de suspensão do carro. O normal é que se tenha dois por eixo. Por isso que as pessoas falam em “conjunto de amortecedores”.
Eles exercem pressão sobre os pneus, logo, aumentam o contato do carro com o solo.
Além disso, amortecedor em dia poupa mais os pneus, pois assim você evita que eles se desgastem além do normal ou até mesmo, em alguns casos, diminui a probabilidade de estourarem.
Também evita que a suspensão tenha muito desgaste em outras partes.
Que tipo de problemas pode apresentar e como é percebido?
Quando o amortecedor está desgastado, o carro costuma dar alguns sinais característicos. Você pode ficar atento a eles e procurar sua oficina de confiança para confirmar se é hora ou não de trocar.
Se os amortecedores estiverem ruins, pode ser que o carro comece a apresentar falta de aderência ao solo, ou seja, uma sensação de falta de estabilidade, seja em linha reta ou nas curvas.
Por isso, vale atenção com carro balançando demais.
Porém, o mais comum, que faz com que as pessoas comecem a desconfiar de problemas nos amortecedores, é o surgimento de barulhos.
Isso porque o “coxim”, uma peça do amortecedor, passa a não apoiar ou fixar corretamente a peça e não absorve os ruídos. O barulho pode ser bastante comum na parte dianteira.
Quando devo trocar?
Barulho estranho no carro muitas vezes já faz pensar: “Hum…será que é hora de trocar o amortecedor?”. Como nem sempre o problema pode ser nele, o ideal é sempre uma revisão para indicar o que realmente está acontecendo.
Os clientes se baseiam mais na observação desse ruído para ir à uma oficina com esse intuito, mas a realidade é que depende do quanto ele está gasto.
Se o veículo roda mais em asfalto (desde que esse asfalto esteja em boas condições), o amortecedor pode durar mais. Já estradas de chão ou paralelepípedo, exigem mais da peça porque impactos e irregularidades do solo são normalmente maiores.
De toda forma, não é preciso esperar isso ser notado para buscar uma opinião profissional e promover a troca, de modo a preservar a segurança do veículo.
Isso quer dizer que se o amortecedor não apresentou nenhum barulho estranho ou o carro não balança, mesmo assim se deve trocar? A Sim Pneus recomenda a troca a cada 2 anos ou entre 40 e 50 mil quilômetros rodados, um prazo ideal para que seja utilizado com segurança.
Algumas marcas sugerem ainda fazer a verificação a cada 10 mil quilômetros.
Cabe ressaltar que a troca tem que ser orientada por um especialista, pois não é indicado trocar sem fazer a revisão. Ou seja, não é recomendado “autodiagnosticar” o carro.
E então, este conteúdo te ajudou a entender melhor quando é preciso trocar o amortecedor do carro? Confira mais dicas importantes para o seu carro em nosso blog!
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