Você tem trocado o óleo do seu veículo regularmente? A quilometragem e condições do veículo podem indicar se chegou a hora de fazer a troca. Abaixo, respondemos as principais dúvidas de motoristas de todo o Brasil.
Quais os riscos de protelar a troca de óleo?
Para entender a importância da troca de óleo, é importante frisar que ele serve para evitar atrito entre as peças do motor. Se o óleo não estiver em dia no seu carro, é possível que as peças sofram maior desgaste, o que pode levar à necessidade de reposição mais rápida e conserto, ou mesmo causar intercorrências e mau funcionamento do veículo.
Com o uso do carro diariamente, o óleo vai ficando “sujo” ao receber diversas partículas (algo perceptível quando você compara a coloração de um óleo novo com o antigo que fica no carro, sendo pior ainda quando o óleo vira uma espécie de “graxa”, indicando que vai ser preciso fazer uma limpeza) e essa situação faz com que o produto perca a viscosidade e função.
Além disso, baixo nível de óleo pode ocasionar maior gasto de combustível, porque o carro pode “esquentar muito”, se estiver tentando controlar a falta de lubrificação correta das partes do motor, além de colocar o próprio motor em risco.
Com quantos km devo trocar o óleo? Carros que ficam parados precisam trocar também?
É indicado a cada 10.000 km em média, mas essa quilometragem varia de acordo com cada fabricante e tem que ser feita pelo menos uma vez no ano. Por isso, é bom consultar um especialista.
Preventivamente, recomenda-se que seja feita a cada 6 meses, inclusive em carros que ficam parados, porque mesmo com o motor desligado o lubrificante degrada por conta da oxidação.
Se estiver em dúvida ou não tiver o selo que indica quando a última troca foi feita, solicite a revisão de um profissional experiente e de confiança para indicar se está na hora de fazer isso.
O risco de não fazer a troca é o produto oxidar ali e poder enferrujar algo no motor ou danificar alguma peça permanentemente, então, deve-se ter atenção com esse cuidado também.
Qual o problema quando o óleo vaza? Carro vazando óleo pode indicar o quê?
Quando um veículo está apresentando vazamento de óleo é provavelmente que algumas situações estejam acontecendo:
- Alguma peça rachada
- Problemas no cabeçote
- Problemas no cárter e retentores (que retêm o lubrificante e pode causar vazamento em juntas)
- Excesso de óleo, caso não se saiba colocar no nível certo.
Se a situação se prolongar, é possível que seu motor chegue a fundir. Então, já vale dar uma olhadinha em tudo de uma vez.
Como fazer a troca?
Trocar por conta própria é arriscado.
Um profissional está mais indicado não só a realizar o procedimento da forma mais segura e completa, como possivelmente a identificar outros problemas em seu veículo nesse momento, como vazamento de água, que pode interferir no compartimento de óleo e deixar o produto com aspecto diferente, esbranquiçado, caso em que de nada adiantará trocar só o óleo.
E você não deve se esquecer de que é recomendado trocar o filtro junto com o óleo.
Que óleo escolher?
O ideal é solicitar a opinião de especialistas porque cada modelo de carro pode exigir ou pedir um tipo de óleo diferente, mas é importante sempre optar por lubrificantes de primeira linha.
Isso se dá em função da temperatura (variação de temperatura) da região em que ele é utilizado (basicamente 10W40, 15W40 ou 5W30).
Alguns carros em seus manuais podem indicar/sugerir um tipo de óleo para o motor. Então, é preciso levar isso em consideração ou as condições da região em que você está.
Quais os diferenciais de fazer o procedimento em uma oficina especializada?
Ao optar por fazer a troca com uma oficina especializada você tem agilidade e segurança. E a certeza de colocar os melhores produtos, mais indicados a seu tipo de carro, para otimizar o desempenho do seu veículo.
Na Sim Pneus a Super Troca de Óleo troca sai a partir de R$ 119,90 e inclui troca de óleo, troca de filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar.
E então, o que está esperando para falar com a sua oficina de confiança, que pode realizar esse serviço com agilidade, segurança e garantia para você? Fale com a Sim Pneus e solicite um agendamento!
Deixe uma comentário