A sensação de volante torto é um sinal de alerta no veículo e pode indicar desalinhamento nas rodas ou algum problema nos pneus e peças. Se sente a direção puxando para a direita ou para a esquerda, é hora de procurar manutenção.
Veja o que pode estar acontecendo e como resolver.
Meu volante está torto. O que pode ter acontecido?
Se você notou que seu carro está pendendo para um lado, é provável que esteja com algum problema de alinhamento ou desgaste.
São eles:
1) Problemas de folgas em peças de direção ou suspensão (variações dos ângulos).
2) Desalinhamento das rodas ou problemas como parafusos não apertados corretamente.
3) Desgaste ou pressão inadequada nos pneus, ocasionando “um lado mais irregular que outro”.
Que tipos de falha a direção pode apresentar?
Em geral, as falhas na direção são sentidas nos sinais que o carro dá de eventuais peças avariadas, como ruídos, vibrações incomuns ou resistência quando se vai esterçar.
Nesse sentido, uma conversa com o dono do veículo ou um teste ajuda o mecânico a entender o “comportamento do carro” e o histórico do problema, bem como se houve dano recente e quais peças podem ter sido substituídas ou não há pouco tempo, influenciando na direção.
O desgaste de um lado do pneu a mais que outro, por exemplo, pode ser um dos fatores.
O que é alinhamento de direção?
O alinhamento existe para garantir que o veículo esteja equilibrado com o adequado ajuste da posição de rodas, a fim de permitir a condução em linha reta. Isso é diferente de balanceamento, por exemplo.
Além disso, pode haver problemas nas peças. Basicamente existem três tipos de direção: a hidráulica, a mecânica e a elétrica. Cada uma delas pode apresentar problemas diferentes para manutenção. As direções do tipo hidráulico podem apresentar problemas mais comuns nos fluidos, na bomba hidráulica ou até mesmo devido a pneus com medidas inadequadas para o veículo (veja mais sobre como escolher o melhor pneu para seu carro aqui). Já a direção elétrica pode apresentar problemas de quebra da bucha, que conecta o motor com a coluna de direção, que fica ligada diretamente ao volante.
Os ricos de negligenciar esse fator, contudo, podem levar a acidentes, por redução da dirigibilidade e controle do veículo.
O que fazer?
Dependendo do problema, é importante realizar o alinhamento de direção em um equipamento 3D, assim se irá ajustando o ângulo conforme a orientação do fabricante, ou mesmo promovendo a troca dos pneus.
Se o problema for em alguma peça do sistema de direção, ela deverá ser substituída ou consertada.
Aliás, o volante tem que ser alinhado junto ao sistema de direção quando o mecânico vai alinhar as rodas.
Portanto anote aí: esteja atento à sua direção e percebendo qualquer comportamento incomum providencie manutenção para sua família ficar tranquila.
Gostou de nosso conteúdo? Na compra de nossos pneus você ganha checagem de suspensão e freio e 15% de desconto no alinhamento de direção e balanceamento de seu veículo!
Que tal aproveitar?
Deixe uma comentário