Você pode até gostar e entender bastante de carros, mas não é prudente achar que somente isso garante que você perceba algo de diferente ou estranho que esteja, eventualmente, acontecendo em seu veículo.
Aliás, se esse é o seu caso deve saber que a revisão veicular é indispensável, certo?
Mas não se preocupe! Se você já sabe a importância ou se de repente só ouve falar e precisa tirar suas principais dúvidas sobre ela, este post veio para te ajudar.
Abaixo respondemos algumas delas.
O que é revisão veicular?
A revisão veicular é um procedimento feito por um profissional qualificado buscando avaliar as condições de itens no veículo e procurando diagnosticar possíveis problemas.
É o “check-up” do carro. E assim como você cuida de sua saúde, é importante ressaltar que essa avaliação deve ser feita por um especialista.
Como funciona e quando é hora de fazer?
Ao agendar uma revisão para seu veículo, você irá comparecer a uma oficina para a inspeção.
É bom que você evite lavar o motor do carro, especialmente com pressão inadequada, pois isso pode dificultar a correta avaliação do profissional.
Algumas informações práticas sobre ela:
- Não importa o modelo ou idade do seu carro, você precisa fazer a revisão regularmente.
- Embora você mesmo possa avaliar funcionamento de lâmpadas, que eventualmente estejam queimadas, ou se seus pneus estão calibrados e se seu nível de água ou óleo estão ok, bem como possíveis vazamentos, a revisão pode auxiliar a identificar esses itens também, especialmente se tiver dificuldade de fazer isso sozinho com confiança.
- Geralmente, a revisão veicular é indicada preventivamente a cada 10 mil quilômetros em média, dependendo do óleo utilizado. Outra situação: percebeu desgaste ou baixa estabilidade em seu carro? Consulte também a sua oficina de confiança. O tempo e quilometragem variam de acordo com cada fabricante para que seja feita a revisão veicular do seu carro. Portanto, o recomendado é consultar especialistas a respeito do seu modelo de veículo e qual a orientação, já que há dois tipos de revisão (a que você faz para consertar problemas e a que faz para verificar se está realmente tudo em ordem).
Importante: é melhor a manutenção preventiva do que a corretiva por dois fatores:
1) primeiro pela segurança – é melhor evitar acidentes, nos quais os prejuízos e riscos podem ser ainda maiores, muito além do dinheiro;
2) e por custos, pois pode sair bem mais barato do que esperar algo quebrar e consertar depois.
Quais itens são verificados?
Normalmente, a revisão busca avaliar componentes que normalmente estejam fora da visualização direta ou conhecimento do proprietário, com um parecer mais técnico, e pode incluir:
- Sistema de freios
- Embreagem (que pode apresentar problemas se estiver gasta, alta ou submetida a hábitos de “queimar embreagem”, sendo que é importante você evitar isso ao dirigir)
- Água de radiador
- Nível de óleo do motor
- Condições do filtro de combustível
- Condições dos pneus (veja aqui dicas para escolher e conservar os seus por mais tempo)
- Filtro de ar-condicionado
- Bateria
- Fios fusíveis e cabos elétricos
- A suspensão
Quais os indícios de que meu carro precisa de revisão?
Por fim, o ideal é que você não espere o pior acontecer e evite surpresas negativas, procurando sempre estar atento à periodicidade com que faz sua revisão (na dúvida sobre o modelo, opte por fazer por pelo menos a cada 6 meses).
Se a direção do seu carro for hidráulica e você notar, por exemplo, que ela passa a funcionar como uma direção comum, é possível que seu sistema hidráulico esteja com falhas e precise passar por uma manutenção.
Outra coisa que pode acontecer é a suspensão do carro estar com problemas e causando desestabilização do veículo nas vias, o que pode exigir a troca de amortecedores.
Venha para a Sim Pneus e faça sua revisão! É prática, confiável e segura!
Deixe uma comentário