Na hora de trocar o pneu do seu carro é comum que seja dada a largada de dúvidas sobre qual o melhor investimento a fazer. Quem utiliza carro sabe que, com o tempo, é natural que os pneus sofram algum desgaste. E os gastos com manutenção podem pesar caso as escolhas não sejam feitas de forma consciente.
Mas como saber, afinal, qual pneu dura mais? Existe resposta certa para esse tipo de pergunta?
O medo de comprar um pneu que “não vai muito longe” faz a gente pensar naquele famoso “o barato sai caro”, não é mesmo?
Se você está passando por esse momento, calma! Hoje trazemos algumas dicas básicas para te ajudar a definir o que mais compensa.
Tipos de pneu influenciam na durabilidade?
Em primeiro lugar, é importante salientar que há mais de um tipo de pneu. Em geral, eles são divididos em pneus simétricos, assimétricos e direcionais, de acordo com o desenho dos cortes na borracha. Um pneu mais duro vai resistir por mais tempo, porém, você precisa analisar se ele vai dar o mesmo conforto na dirigibilidade.
Alguns pneus têm saído com uma informação muito importante, a indicação chamada “treadwear”, que normalmente varia de 60 a 800. Tomando o 100 como padrão, quando está escrito 70 em um pneu, por exemplo, significa que ele pode durar 70% apenas em relação ao padrão. Já quando o índice supera essa marca, como 300, a sugestão é que ele dure até 3 vezes mais e assim por diante.
Mas como nem sempre esse índice está disponível, veja a seguir o que mais você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha.
1- Veja bem o tipo de pneu, além da marca
Fabricante é um item importante, pois algumas marcas já possuem alta credibilidade no mercado e reconhecimento pela qualidade.
Mas nem sempre isso significa que qualquer pneu daquela marca será igual.
Isso porque as marcas fabricam pneus mais básicos e outros de maior desempenho. Isso não significa que é necessariamente melhor que outro, apenas que atendem a necessidades e expectativas diferentes. Tudo vai do tipo de custo x benefício que você estiver pretendendo atingir.
2- Observe o tipo de via em que você mais costuma transitar
Quando falamos em duração do pneu, as condições das vias também influenciam muito no desgaste da borracha ou mesmo no alinhamento do carro, o que vai refletir no pneu também.
Com as condições de rua da região metropolitana de São Paulo, por exemplo, isso pode fazer certa diferença. Por isso, tenha em mente o tipo de local em que você mais utiliza seu carro ou mesmo se ainda não o uso diariamente e mais aos finais de semana.
Isso por certo não vai aumentar o tempo médio de durabilidade que é padrão, mas pode ajudar a entender se o seu carro estará mais ou menos exposto a intempéries e desgaste para que os pneus atinjam esse tempo médio ou se deteriorem antes.
Mais importante ainda do que escolher o tipo de pneu é observar se o tipo de pneu que está escolhendo é adequado para o seu carro.
Se o pneu for montado incorretamente, no caso dos pneus assimétricos e direcionais, o desgaste pode ser maior e mais rápido, pois a borracha que reveste a parte interna não é tão resistente quanto a da parte externa. Por isso é importante contar com uma oficina de confiança na hora de fazer a troca e montagem dos pneus.
3- O aro do seu pneu e a montagem
Mais importante ainda do que escolher o tipo de pneu é observar se o tipo de pneu que está escolhendo é adequado para o seu carro.
Se o pneu for montado incorretamente, no caso dos pneus assimétricos e direcionais, o desgaste pode ser maior e mais rápido, pois a borracha que reveste a parte interna não é tão resistente quanto a da parte externa. Por isso é importante contar com uma oficina de confiança na hora de fazer a troca e montagem dos pneus.
A conservação do seu pneu
Por fim, aqui cabe lembrar uma coisa: independente do modelo de pneu que escolha (veja aqui dicas para isso), conservá-lo por mais tempo é algo que também depende de você.
Evite passar em buracos ou vias que tenham vidro ou resíduos em excesso, mantenha o alinhamento e balanceamento do carro em ordem e poupe sua suspensão.
E lembre-se: não caia na besteira de rodar com o estepe por muito tempo. Ele serve para uma situação de emergência e deve ser reposto de forma mais ágil possível. E não se esqueça de que seu estepe, mesmo quando nunca usado, tem uma duração confiável estabelecida: acima de 5 anos ele pode estar ressecado e com a utilização, mesmo que breve, acabar estourando rapidamente.
Imagine só: ninguém espera que, diante de um imprevisto, o estepe também estoure, não é mesmo?
E aí, precisa de ajuda para comprar e escolher o seu pneu?
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