Lidar com a gestão de frotas exige atenção constante às condições dos veículos.
Mas sabia que manter as revisões e a manutenção em dia pode fazer você economizar, além de agregar mais segurança à sua operação?
Veja as razões e as dicas.
Quando é a hora exata de fazer a manutenção da sua frota?
Varia de acordo com cada empresa, mas é recomendado que seja feita pelo menos quando os veículos tenham atingido 10 mil quilômetros rodados.
O que as revisões incluem?
Em geral, as revisões de frotas incluem a análise dos principais componentes, podendo indicar problemas de funcionamento ou desgastes que podem afetar o veículo e resolvê-los, como:
1-Freio (se tem desgaste nas pastilhas ou problemas no fluido, que possam comprometer a frenagem, exigindo a troca).
2-Suspensão (se o carro está apresentando problemas que façam com que a estabilidade nas vias não seja mais a mesma, exigindo manutenção).
3-Direção (a manutenção preventiva pode indicar se a direção está pendendo. Veja mais aqui). Em casos nos quais a direção já esteja comprometida, a revisão corretiva irá fazer o diagnóstico do problema e correção).
4-Embreagem (se problemas como desgaste da lona de revestimento estão acontecendo, evitando que a embreagem patine ou até mesmo que “estoure”).
5-Injeção eletrônica (se há luzes acesas e problemas na alimentação de combustível, exigindo medidas de reparo dependendo de onde é a origem do problema).
Por que a revisão reduz custos?
Revisão em dia evita acidentes e mantém a segurança de seus funcionários.
Fazendo a revisão você garante a frota operando em sua capacidade máxima e sem surpresas e por isso evita que veículos quebrem de forma inesperada e isso prejudique a logística de seus processos – veículo parado significa, muitas vezes, dinheiro e prazos perdidos).
Além disso, a redução de custos se dá ao evitar que o desgaste ou mau funcionamento de um componente afete outro (fazendo com que esperar para fazer a manutenção agora possa significar, em vez de trocar uma peça hoje, ter que trocar duas depois).
Sem contar que, nos casos em que a cada X anos a empresa troca a frota, com revisão e maior duração dos veículos essa substituição é menor. Ou seja, se a empresa faz mais manutenção, troca menos de veículos, gerando economia.
Consulte um de nossos consultores para que possam te direcionar em relação ao que é melhor para seus modelos de carro!
E aí, hora de rever o modo como você encara a periodicidade de manutenção da sua frota?
Que tal dar mais atenção a esse fator a partir de agora? Fale com a Sim Pneus e agende sua revisão!
Deixe uma comentário