Quando a gente fala de filtros no carro, é comum vir à mente uma série deles: filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível e também filtro de ar-condicionado.
Todos eles existem no carro, mas não são a mesma coisa.
Hoje, este post irá explicar o que é o filtro de ar (ou “filtro de ar do motor”) e sua função e também dar dicas sobre quando é hora de trocar. Fique atento.
O que é filtro de ar?
O filtro de ar fica localizado próximo ao motor e serve para protegê-lo de partículas.
Assim, consegue reter impurezas que poderiam ir para ele e afetar seu funcionamento ou atrapalhar a sua performance. Com ele, o ar “filtrado” chega mais limpo ao motor de combustão, levando menos sujeira e preservando-o por mais tempo.
Mas vale salientar que não é só o motor que ele preserva. As turbinas e outras peças internas, que possam sofrer maior desgaste ou influência também, são mais poupadas.
Como perceber que o filtro de ar está com problema?
Se o filtro de ar do motor estiver com problemas ou sobrecarregado, devido já ao tempo de uso, pode influenciar na combustão ou no desempenho, exigindo mais do seu motor e desgastando-o.
Porém, o sinal que pode ligar o alerta para o problema é o aumento de consumo de combustível, aparentemente sem qualquer outra causa.
Se você está notando isso em seu carro, pode ser que o motivo seja mais simples do que imagina e esteja diretamente relacionado ao filtro de ar.
Mas é importante agir rapidamente para corrigir a situação e evitar maior desgaste.
Isso porque, quando está sujo, o filtro acaba não impedindo corretamente que a fuligem ou partículas de sujeira migrem para o motor, o que desgasta os componentes, reduz o desempenho e exige mais combustível (energia) para ele funcionar do mesmo jeito que antes.
Quando devo trocar o filtro de ar?
A troca do filtro de ar é recomendada a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses.
A revisão veicular, entretanto, mais uma vez é recomendada para definir com exatidão se isso é necessário, já que cada carro possui suas especificidades e histórico.
E em relação a isso várias coisas influenciam, além da quilometragem.
Por exemplo, se o carro roda em locais mais poluídos, é natural que seu filtro vá receber mais partículas de sujeira. O mesmo acontece com carros esportivos ou que eventualmente rodem em estradas de terra, nas quais a própria terra ou a poeira sejam mais intensivas e acabem se acumulando ali.
Por isso, peça para um profissional avaliar o contexto do seu carro. E então, gostou de saber mais sobre troca de filtro de ar? Precisa de uma revisão especializada para detectar as condições do seu? Na Sim Pneus a cada três trocas de óleo,você ganha mais uma! Aproveite!
Deixe uma comentário