Por Tânia Bispo
Saiba tudo sobre o óleo:
Erros cometidos com o óleo do carro
Quantas vezes damos a devida atenção ao óleo do carro? So acrescentar, ou trocar?
Aqui vamos detalhar um pouco sobre os principais erros cometidos.
O óleo do motor lubrifica as partes internas do motor e garante um bom funcionamento. É um fluido que evita o atrito entre as peças que se movimentam.
Limpar a vareta inadequadamente
Quando vamos tratar de óleo, a primeira coisa que vem em mente é pegar a vareta para verificar o nível. Mas, sabe aquela estopa que sempre vemos para limpar a vareta? Ela não é adequada!
Prefira sempre um papel absorvente que não deixará resíduos que contaminam o lubrificante.
Não cumprir com o prazo de troca
Você sabia que o óleo pode oxidar? Sim, com o passar do tempo, o óleo se contamina, formando a borra e comprometendo a lubrificação das peças do motor, então a troca deve ser feita todo ano ou se alcançar os intervalos de 5000km ou 10000 km, respeitando sua validade para com o veículo.
Não realizar a troca em local adequado
Antes de mais nada, gostaríamos de esclarecer que os postos de combustíveis não são os locais mais indicados para cuidar desse precioso fluido. Afinal, os funcionários devem ter preparo, conhecer o tipo de óleo, o modelo do carro em relação ao modelo do óleo, saber inspecionar o carro para que o cliente não tenha dores de cabeça. Aqui na SIM PNEUS, temos todo o preparo e compromisso com seu carro e sua segurança.
Não respeitar o nível
Se o óleo estiver abaixo do nível, pode comprometer a lubrificação, aumentando a fricção entre peças, provocando desgaste das mesmas. Neste caso, o efeito pode ser a perda da potência, excesso de calor e até a fundição do motor.
Em contrapartida, o excesso pode transbordar e cair em locais fora do sistema de lubrificação, gerando acúmulo de material ao redor.
Verifique o nível sempre com o motor frio e em lugar plano.
Apenas completar o óleo
Quem nunca? Mas isso quase nunca é dito!
A melhor maneira de preservar o óleo e o motor é efetuando a troca completa.
Afinal, quando completamos apenas, misturamos o óleo novo com o usado, contaminando o novo, e criando um gasto desnecessário.
Mas se houver necessidade, é importante completar com um produto da mesma marca e especificação, assim que possível, efetuar a troca.
Aditivos
Os óleos já tem em sua composição aditivos. Qual a vantagem em acrescentar algo que já tem no óleo? Você apenas pagaria 2x por eles e, ainda assim, podem comprometer o rendimento do óleo já colocado.
Se verificar, em suas embalagens, há a informação que eles não são essenciais, por uma exigência da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
Outro fator curioso, se seu veículo estiver na garantia e esse produto prejudicar, poderá perder a garantia.
Misturar mineral com sintético
Assim como dito sobre completar o óleo, o ideal é efetuar a troca do mesmo.
E se houver a urgência em efetuar a troca, como no caso de um vazamento, a mistura de marcas deve ser com a mesma base, mesma viscosidade e o mesmo grau. E novamente: assim que possível, deve-se fazer a troca completa.
Deixar pingar óleo no motor
Neste caso, o óleo pode prejudicar até a vida útil do motor! Mais um motivo para procurar um local especializado. Esses danos causam um custo de manutenção e gasto com combustível desnecessários.
Deixar o bujão frouxo ou apertado demais
Bujão é o parafuso que fecha o dreno do cárter de óleo. Não pode ser aparafusado com excesso de força nem frouxo demais, pois pode provocar vazamentos. Novamente dizemos: sempre faça a substituição em oficinas de confiança ou lojas especializadas.
Troca por sucção (sistema a vácuo)
A troca por sucção ou sistema a vácuo é uma novidade muito queridinha nos dias atuais, onde procuramos economizar tempo. Esse tipo de serviço demanda entre 4 e 5 minutos contra o tempo de acima de 20 minutos na troca tradicional, ou seja, por gravidade.
Essa prática exige muita cautela, pois neste caso, fica uma quantidade de volume residual do antigo óleo. Além disso, a sonda que faz a sucção deve estar limpa para não contaminar outros componentes.
Não trocar o filtro
A recomendação dada pelos especialistas é a troca do filtro, todas as vezes que for trocar o óleo, para que um novo produto não carregue as impurezas retidas para dentro do motor. O filtro sempre conserva no seu interior um volume residual de óleo oxidado, que contamina o volume de óleo novo, tendendo a acelerar seu processo de envelhecimento.
Muitas observações válidas para que seu carro continue rodando sem problemas, com segurança e bom desempenho.
Nós da Sim Pneus estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e cuidar com todo profissionalismo do seu carro! Esperamos por você!
Mais alguma dúvida ou está precisando trocar o óleo?
Converse com a gente, entre em contato por aqui ou no WhatsApp ou pela nossa Central de Atendimento – 0800 7744 222
Sim Pneus, sua oficina de Confiança