Chamada de luz do freio de estacionamento, ela indica que o motorista está andando com o freio de mão puxado. Isso gera desgaste de componentes, podendo até causar um cheiro forte dos freios. O símbolo também pode ser mostrado como “P” ou em alguns caso pela palavra “Brake”.
Essa é acesa sempre na partida do carro, depois ela deve apagar, se permanecer acesa, significa que há algo errado com sistema de injeção ou até mesmo o motor. Podendo ser bicos, velas ou catalisador. Neste caso é muito importante levar o veículo na sua Oficina de Confiança.
Indica algum problema no sistema de carga da bateria. Inclusive mau funcionamento de vários componentes do sistema elétrico, como alternador, correia ou fios. Com essa luz acesa é necessário que o carro seja levado rapidamente à oficina.
Não existe em todos os carros, mas quando o veículo a possui, acende ao ligar a ignição. Após isso deve ficar apagada, caso contrário será necessário a fazer a troca do conjunto, para evitar falhas no sistema.
Controle Eletrônico de Estabilidade
Esta é a luz pode ser representada também pela sigla “ESC”. Acende no momento em que o sistema inicia. Se não apagar, pode indicar defeito. Existe a possibilidade de desativar o ESC – neste caso, a luz fica acesa ou aparece uma inscrição “off”.
Uma das mais conhecidas, indica que o combustível está na reserva. Lembre de evitar isso, veja abastecer na reserva, algumas vezes pode haver confusão pois tanquinho de gasolina para partidas a frio em alguns modelos também acende para avisar.
É uma luz verde, logo não indica nenhum reparo ou urgência. Geralmente é encontrada em carros automáticos com objetivo de alertar sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio durante algum momento, exemplo: a hora de trocar de marcha.
Um dos sinais mais importantes. Se ver essa luz pare o carro imediatamente e peça um guincho até a sua Oficina de Confiança. Ela indica que o líquido de refrigeração do radiador vai ferver. Acender também por falta de água ou falhas no sistema de refrigeração do veículo, avisando do superaquecimento do motor.
Indica que a luz de emergência do veículo está ativa. Geralmente ele é ligado por um botão no console com um triângulo vermelho. Aparece também no painel do carro.
Essa luz aparece para avisar que o desembaçador está ligado. Então se esquecer ele sem necessidade será fácil percebê-la no painel.
Luz do airbag
Acende quando pode haver algum problema nas bolsas infláveis. É vermelha por que em caso de acidente pode colocar as pessoas do carro em risco.
Luz que monitora a pressão dos pneus. Acende quando a calibragem está desregulada. Logo é bom calibrar todos os pneus. Se a luz permanecer acesa, provavelmente é um defeito nos sensores.
Entre as luzes do painel, diversas indicam o funcionamento dos faróis, e elas podem ter cores variadas.
Outro sinal de extrema importância, pode avisar sobre o baixo nível de óleo ou falha mais grave no conjunto. Não se deve andar se essa luz acender. Pare o carro, confira o nível e veja se precisa completar, em seguida faça a troca do óleo.
Na verdade não indica que o freio parou, e sim que o sistema ABS deixou de funcionar. Então assim que possível levar para a manutenção, pois este sistema previne derrapagens, e perda de controle do veículo.
Essa é fácil, indica que alguém não colocou o cinto, hoje muitos carros contam até com avisos sonoros, outros podem indicar o local exato do acento sem cinto. Então é só apertar este cinto e viajar em segurança.
Ficou alguma dúvida? Apareceu alguma outra luz aí, ou não sabe como proceder com alguma delas?
Precisou fazer manutenção, troca de óleo, alinhamento e balanceamento ou demais reparos no seu veículo, não perca tempo, entre em contato e agende o seu horário. Sim Pneus a sua oficina de confiança!
Central de Atendimento- 0800 7744 222
Deixe uma comentário