Por Tania G. Bispo
Já parou para pensar na importância dos pneus? Infelizmente essa questão, muitas vezes nos vem à mente quando passamos por uma derrapagem ou um pneu furado naquele dia de trabalho corrido. Aqui vamos deixar algumas orientações preventivas que, além de evitar acidentes, aumentam a vida útil do seu pneu e evitam o alto consumo de combustível.
Validade:
Você sabe o tempo de validade de um pneu? Os pneus tem validade de 5 a 6 anos e você conseguirá ver essa data próximo de onde está demarcada a marca do mesmo. Os dois primeiros algarismos indicam a semana que foi fabricado e os seguintes, o ano de fabricação.
Limpeza:
Asfaltos de vias públicas e estradas acumulam muita poeira nas rodas e pneus, podendo afetar as pastilhas de freio. Na limpeza sempre utilize produtos próprios para pneus!!! Não podemos nos esquecer do estepe. Uma capa ajuda a mantê-lo limpo e protegido.
Calibragem:
A calibragem dos pneus assegura a estabilidade e segurança do carro em movimento. Deve-se calibrar a cada duas semanas. O pneu deverá estar frio (andar no máximo 2 Km até o local para calibrar). Qual a pressão correta? Você poderá encontrar no manual do proprietário e, em alguns carros, na parte interna da tampa de combustível ou na parte interna da carroceria – porta do condutor.
Os malefícios de uma calibragem menor que o recomendado ou o pneu murcho são: perda de aderência, risco de pneu desencaixar da roda (detalonamento), deterioração da estrutura interna do pneu, instabilidade, maior esforço do motor gerando aumento do consumo de combustível e aumento da quantidade de emissão de CO2.
E os malefícios de uma calibragem acima do recomendado são: aumento do desgaste e redução do conforto, pois a dificulta a suspensão de absorver as irregularidades da pista.
Excesso de peso:
Fique atento, trafegar com o carro transportando um peso acima do recomendado pelo fabricante pode reduzir a vida útil de seu pneu em até 30%!!!
Rodízio:
É recomendado que a cada 5 a 10 mil km deve ser realizado o rodízio das rodas, que nada mais é do que colocar os pneus que estão na parte traseira para dianteira e os da dianteira para a parte traseira, invertidamente. Os que estavam no lado direito, vão para o lado esquerdo. Isso porque os pesos de ambos os lados podem oscilar e o desgaste maior dos pneus sempre ocorre nas rodas dianteiras.
Velocidade:
Não é novidade para ninguém que devemos cumprir as leis de trânsito. Além disso, o excesso pode gerar danos aos pneus, já que o carro acelerado gera acúmulo de calor na parte interna das rodas. Agora já temos outra desculpa para nos manter dentro dos limites de velocidade!
Direção:
Ninguém gosta de ser identificado como “meia-roda”, “ruim de roda” ou “barbeiro”. Entenda que dirigir bem vai além do que as pessoas veem. O motorista que evita superfícies com óleo e gasolina, que evita frear bruscamente, que não “arranca” com o carro, que foge dos buracos, que não pressiona o pneu rente ao meio fio, na verdade saber cuidar do seu carro, faz dele um bom condutor!!
Troca de pneu:
Fique de olho no desgaste do pneu, lembrando sempre de visualizar a parte interna também. Na troca, não esqueça de novas válvulas.
Alinhamento, Balanceamento e Cambagem
Alinhamento: O alinhamento também perde a validade! É necessário que se faça a cada 10 mil km ou se sentir que o carro está “puxando” para algum lado. O alinhamento e o ajuste de ângulo dos pneus estão relacionados ao volante. Em alguns carros (os que possuem suspensão traseira independente), é necessário o alinhamento das suspensões dianteiras e traseiras. Seu carro alinhado previne desgaste irregular dos pneus.
Balanceamento: O balanceamento é feito no conjunto: pneus e rodas. Se quando estiver dirigindo notar que no aumento da velocidade o volante e o carro estão tremendo, ou houver algum barulho diferente, está na hora de realizar o balanceamento. O balanceamento pode ser feito com o conjunto estático (imovel) ou dinâmico (conjunto em rotação). O balanceamento corrige o desequilíbrio dos pesos recebidos nas rodas, reduzindo as vibrações.
Cambagem: a cambagem é o alinhamento da perpendicularidade da roda em relação ao solo. A roda pode se inclinar para dentro do paralamas ou para fora. Em alguns carros, pode ser necessário pequenos ajustes, mas na maioria das vezes que esse problema ocorre, é necessário a troca de algum componente comprometido na suspensão.
Se não era dada a importância devida às rodas e pneus, agora já temos bons motivos para colocar em nossa rotina esses cuidados. Dessa forma, seus passeios, viagens, caminho ao trabalho, ficarão mais seguros e mais econômicos!!
Ficou alguma dúvida? Converse com a gente, e se precisar de algum desses serviços, entre em contato por aqui ou no WhatsApp, é melhor estar com a saúde do seu carro em dia do que parar no meio do dia de forma repentina! Sim Pneus, sua oficina de Confiança
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