Por que o pneu estoura?
Saiba as causas e como agir nessa situação
Resumo: Ninguém está livre de o pneu estourar, mas algumas medidas ajudam a preservar os pneus por muito mais tempo e fugir de imprevistos! Veja só!
Um dos problemas que pode acometer o pneu é o estouro. E não estamos falando de pneu furado, mas sim de quando a borracha literalmente se rompe.
Para saber como agir em uma situação assim ou então quais medidas tomar para prevenir o problema preparamos as dicas a seguir.
Confira.
Furar e estourar são a mesma coisa?
Não. Ao contrário do furo, que é outro problema e é localizado geralmente em um ponto específico, fazendo com que o pneu esvazie e perca pressão mais lentamente, o estouro geralmente provoca o rompimento da borracha em uma extensão muito maior, o que pode prejudicar a direção de forma mais severa.
Em alguns casos, a ocorrência faz com que o pneu se desmantele e literalmente “rache” ou “corte”, dando a impressão de que ele foi “aberto”, ao menos em uma das laterais.
Causas
Várias coisas podem acontecer para seu pneu estourar, mas normalmente as causas mais comuns são a famosa formação de bolhas (quando você percebe um ponto mais “estufado” na borracha) ou manobras que acabam fazendo o pneu pegar na guia.
No primeiro caso, sucede geralmente após impactos em buracos nas ruas, os quais, infelizmente, nem sempre são vistos com antecedência. As bolhas se formam porque nessas situações uma parte do pneu (a lona de poliéster) se rompe internamente e assim a pressão do ar empurra a borracha para fora, tornando o problema mais visível do lado externo.
Se o carro continuar rodando, é provável que ele vai estourar.
Já o segundo é mais fácil de evitar, pois está diretamente relacionado à cautela na direção.
O que fazer?
“Estou dirigindo em alta velocidade e meu pneu estoura. O que eu faço?”
Se você percebeu que seu pneu estourou, mantenha a calma. Algumas medidas podem te ajudar a agir de imediato:
- Reduza a velocidade, mas não freie bruscamente (isso pode fazer o carro derrapar ou descontrolar por completo) e procure manter o carro em linha reta até conseguir desviar para um local seguro.
- Sinalize para o acostamento ou para um local com pouco trânsito na via pública e pare o veículo.
- Com o pneu estepe em mãos (lembrando que esse é um item obrigatório no veículo), você mesmo pode fazer a troca do seu pneu com o macaco e não deixe de comprar pneu para repor
- Em outras situações, se desconfiar que o impacto causou algum dano maior no veículo, ou se não souber fazer a troca sozinho, acione seu seguro ou o SOS Usuário da via.
- Procure um borracheiro próximo ou dirija-se à sua oficina de confiança para reparos e uma revisão veicular após o incidente, por precaução.
Prevenção e dicas práticas
Além do cuidado ao dirigir, evitando e minimizando ao máximo passar por vias esburacadas e atingir o meio-fio, você pode preservar seu pneu por mais tempo com os seguintes passos:
- Calibre regularmente seus pneus e troque-os sempre que necessário.
- Verifique com frequência a condição de seus pneus para garantir que não estejam formando bolhas.
- Respeite sempre as orientações de velocidade das vias (o que te oferece mais segurança em vários sentidos) e, principalmente em caso de balizas, verifique sempre o ajuste de seus espelhos e, se possível, tenha um sinalizador de ré.
- Ao menor sinal de avaria desse tipo, procure uma oficina de confiança e solicite uma revisão, procurando não rodar com o veículo por mais tempo enquanto apresenta essa irregularidade ou dúvida.
E então, esse conteúdo te ajudou a saber como agir em caso de estourar seu pneu e te abriu os olhos para a importância de ficar atento às condições deste item em seu veículo?
Não espere um incidente assim acontecer! Visite sua oficina de confiança e agende sua revisão!
Deixe uma comentário